A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

 

Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer.

 

Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Um mês para falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata, o segundo mais comum entre os homens.

 

Este tipo de câncer atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos. Se descoberto em estágio inicial, a chance de cura chega a 90%.

 

A partir dos 50 anos, os homens devem fazer prevenção regularmente, como o exame de sangue e o toque.

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros.

 

Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática, o tratamento escolhido é a terapia hormonal.

 

O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA, que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença.

O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos! Tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. Esse exame ainda gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária.

 

É preciso acabar com o preconceito que ainda existe em muitos homens.

Esse é o 2º tipo de câncer mais mortal entre os homens.

 

Um em cada seis homens é alvo da doença.

 

Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.

 

Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.

 

É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.