Fechar [X]
Janela Modal Simples
Aqui vai o conteúdo da sua Janela Modal Simples.
Fechar [X]
Seu Nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:
Fechar [X]
Nome:
E-mail:
Telefone:

Ex-aluno de Engenharia Elétrica da UMC participa de projeto nas comunidades ribeirinhas do Amapá

Recentemente, o Engenheiro Eletricista e ex-aluno da UMC, Denilson de Souza Domingos, esteve no estado do Amapá, nas cidades de Bailique e Afuá para instalar e dar treinamento de manutenção do sistema fotovoltaico (também conhecido como sistema solar off gride) auxiliando quem não possui energia elétrica. A ação faz parte de um dos projetos do MEAP - Missão Evangélica de Assistência Aos Pescadores. Na ocasião, ele ministrou aulas de elétrica básica residencial para jovens e adultos.

Segundo o profissional, a experiencia vivida foi única: “A comunidade ribeirinha de lá é extremamente carente, mas com muita vontade de aprender, dentre eles tive 12 alunos bastante interessados no conteúdo. A situação para eles não é fácil, eles passam por inúmeras dificuldades, desde as financeiras até o de aprendizado”. Além disto, ele confessa ter ficado bastante impressionado por saber que ainda existem locais no Brasil que não são assistidos pela educação.

O local, que possui como base profissional a pesca e a colheita e produção de açaí, ainda é um tanto inseguro com novas formas de trabalho. “Infelizmente, alguns pais acabaram proibindo os filhos jovens de retornar aos estudos, afinal, eles possuem a visão e tradição de que é preciso focar no açaí ou na pesca”, afirma Denilson. Os participantes, além dos conhecimentos práticos para energia alternativa, também puderam aprender mais sobre a elétrica básica.

Convite e parceria

Vale ressaltar que o profissional, durante sua graduação, realizou seu período de estágio no escritório modelo, situado e mantido pelos curso de Engenharia da UMC, com coordenação do professor Palle G. Thomsen, sob a responsabilidade do professor Hudson B. Garcia e orientação dos demais professores do curso. É importante frisar ainda que a ênfase do escritório modelo é prestar assistência para pessoas de baixa renda e que necessitam de auxílio.

Foi na UMC e durante sua passagem por este estágio voluntário no escritório modelo, que Denilson teve o primeiro contato e a oportunidade de trabalhar com o MEAP, que futuramente, rendeu a ele um convite para o voluntariado no Amapá.

Projeto

A MEAP é uma organização sem fins lucrativos que presta assistência a população carente ribeirinha, por meio dos projetos “Doce lar” e “bem pescado”. O projeto acontece nos arquipélagos de Afuá e Bailique. Para chegar nos destinos, o engenheiro aguentou 12h de barco até Bailique e 5h até Afuá.

Afuá é conhecida como a Veneza Brasileira. Devido ao movimento das águas da Foz do Rio Amazonas com o mar, pela manhã o Rio está 1m acima do nível do solo e à tarde o Rio está abaixo do nível do solo. A cidade inteira sofre com este movimento, por isto tudo é construído sobre palafitas. A cidade não possui ruas nem estradas.

Infelizmente, eles ainda passam, muitas vezes, por cerca de 15 dias sem energia, o que torna o dia a dia muito mais precário, o que significa a perda de alimentos, sofrimento com o calor castigante e prejuízo à saúde. Neste cenário, o mutirão para implantação da energia renovável proporciona muitos benefícios à comunidade, sobretudo, para melhorias na qualidade de vida e para a manutenção dos peixes, que é a principal fonte de renda dos moradores.

06/08/2020
COPYRIGHT 2011© - Todos os direitos reservados - UMC - Universidade de Mogi das Cruzes
Campus da Sede - Mogi das Cruzes
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08780-911

PABX: (11) 4798-7000
FAX: (11) 4798-7239
Centro Esportivo - Mogi das Cruzes
Ginásio: Rua Delphino Gregório, 767 - Mogilar
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08773-520

PABX: (11) 4798-7000
Campus Villa Lobos/Lapa - São Paulo
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 - Vila Leopoldina
São Paulo - SP - Cep: 05305-000

Tel: (11) 3648-5050
0800 19 2001