Fechar [X]
Janela Modal Simples
Aqui vai o conteúdo da sua Janela Modal Simples.
Fechar [X]
Seu Nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:
Fechar [X]
Nome:
E-mail:
Telefone:

UMC lança campanha de combate à desnutrição hospitalar no Alto Tietê

Você sabia que um em cada três pacientes internados sofre com a desnutrição? Para evitar e combater esse problema, a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen) lançam no Alto Tietê a campanha: Diga não à desnutrição. Para falar sobre a ação aos profissionais da saúde, a universidade trará o doutor Diogo Oliveira Toledo, presidente da Braspen, no dia 25 de setembro (terça-feira), às 17 horas, no Teatro Manoel Bezerra de Melo, o Bezerrão.
O objetivo da campanha é reduzir as taxas de desnutrição por meio de ações desenvolvidas pelas equipes multiprofissionais que atuam nos hospitais e incluem triagem, diagnóstico, manejo e tratamento dos pacientes. “Vamos tornar públicas as informações sobre a desnutrição hospitalar e os problemas causados por ela apresentando medidas simples que, quando aplicadas em conjunto, melhoram a assistência ao tratamento”, explicou o doutor Andrea Bottoni, nutrólogo e professor do curso de Medicina da UMC.
A desnutrição é um dos principais problemas de saúde pública. Ela aumenta em três vezes o tempo de internação, em quatro vezes o risco do desenvolvimento de lesões por pressão (conhecidas antigamente como escaras e úlceras) e ainda eleva consideravelmente o risco de mortalidade. No Brasil, a taxa desse problema varia entre 40 e 60% em adultos hospitalizados. Pior: durante a permanência no hospital, essa condição piora progressivamente.
“Queremos ampliar a imagem que vem em mente quando se fala do assunto. Normalmente se pensa apenas na desnutrição infantil, decorrente da má alimentação por fatores socioeconômicos. No entanto, há uma parcela importante da população adulta que, ao ser internada, pode estar ou se tornar desnutrida. As causas são multifatoriais, mas se relacionam principalmente com a enfermidade de base do paciente, em especial se for uma crônica, como insuficiência cardíaca, doença pulmonar, câncer e doenças inflamatórias intestinais”, destacou o doutor Diogo Oliveira Toledo, presidente da Braspen.
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no site www.diganaoadesnutricao.org.


 

21/09/2018
COPYRIGHT 2011© - Todos os direitos reservados - UMC - Universidade de Mogi das Cruzes
Campus da Sede - Mogi das Cruzes
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08780-911

PABX: (11) 4798-7000
Fax: (11) 4799-5233
Centro Esportivo - Mogi das Cruzes
Ginásio: Rua Delphino Gregório, 767 - Mogilar
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08773-520

PABX: (11) 4798-7000
Campus Villa Lobos/Lapa - São Paulo
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 - Vila Leopoldina
São Paulo - SP - Cep: 05305-000

Tel: (11) 3648-5050
0800 19 2001