Fechar [X]
Janela Modal Simples
Aqui vai o conteúdo da sua Janela Modal Simples.
Fechar [X]
Seu Nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:
Fechar [X]
Nome:
E-mail:
Telefone:

Curso de Medicina da UMC está entre os melhores do Estado de São Paulo, segundo o Cremesp

O curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) está entre os mais bem avaliados do Estado de São Paulo, de acordo com os resultados do exame anual do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), aplicado aos recém-formados, concluintes de 2017. O objetivo da prova é analisar a qualidade da formação do futuro médico.
Participaram do exame 2.636 egressos de cursos de Medicina de 32 instituições; da UMC, foram 89 recém-formados. A partir do desempenho dos alunos, o Cremesp publica as melhores instituições: aquelas em que pelo menos 50% dos alunos participantes foram aprovados no exame, tendo um acerto na prova de 60% ou mais. Estes resultados não configuram um ranking entre as escolas de Medicina.
A boa notícia chegou no ano em que o curso de Medicina da UMC completa 50 anos e é resultado de uma série de esforços e reformulações que foram feitas nos últimos seis anos, a partir da chegada do atual coordenador, o doutor Henrique Naufel. “Nos últimos anos nosso desempenho vem crescendo e isso também pode ser notado a cada edição da prova do Cremesp, até chegarmos ao grupo das melhores escolas, as mais bem avaliadas. Tudo isso é resultado de uma série de mudanças que foram e continuam sendo implementadas no curso desde que assumi a coordenação, como a mudança da grade curricular com a supressão de algumas disciplinas e introdução de novas, alteração no conteúdo programático das mesmas, atualizando-as, capacitação do corpo docente, inclusive com mudança no quadro de professores, motivação de professores e alunos, convênios nacionais e internacionais e, principalmente, a inserção de nosso aluno desde o primeiro ano no Sistema Único de Saúde, que o faz conhecer a realidade regional in loco, entre outras, e que a médio e longo prazo geraram bons resultados”, destacou Naufel.
Outras ações têm sido colocadas em prática no curso de Medicina, da graduação à extensão, como novas disciplinas, reformulação da residência médica, oferecida em áreas importantes como Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Dermatologia e Saúde da Família. “Os nossos alunos estão entusiasmados e motivados, sentem orgulho de dizer que estudam em uma das melhores escolas de Medicina do Estado e os nossos parceiros, dentre eles, a Secretaria de Saúde do Município, já começaram a perceber os resultados e que os nossos alunos têm um desempenho melhor em decorrência das mudanças implantadas no curso. Como tenho dito, este não é um ponto fora da curva, é o resultado de exaustivo trabalho que tem sido apoiado totalmente pela nossa reitora Regina Coeli Bezerra de Melo e que agora começamos a colher os frutos”, destacou.
Para o pró-reitor acadêmico da UMC, professor doutor Claudio Brito, o exame do Cremesp é uma importante ferramenta para que os alunos testem o seu conhecimento e a instituição tenha parâmetros para analisar como os alunos estão sendo formados. “O curso de Medicina entrou para o seleto grupo de melhores universidades do Estado e isto é uma grande conquista para a UMC, principalmente numa época em que tanto se discute a qualidade da formação desses profissionais. Nossos esforços no sentido de reformular e atualizar o curso gerou resultados positivos e refletem diretamente na formação dos nossos alunos que, melhor preparados, garantirão um atendimento de qualidade aos pacientes”, disse.

Saiba mais sobre o exame do Cremesp
A partir de 2015, a participação no exame do Cremesp passou a ser critério para acesso a importantes programas de Residência Médica e, também, para participação em concursos públicos nos âmbitos estadual e municipal.
A 13ª edição do exame do cremesp foi realizada no dia 22 de outubro de 2017 e os resultados divulgados no fim de fevereiro deste ano. Composta por 120 questões de múltipla escolha, a prova - com duração de até cinco horas - abrangeu as seguintes áreas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas.
Para ser aprovado, o candidato deveria responder corretamente a 72 questões, o que corresponde a um percentual de acertos de 60%. Os critérios e a metodologia foram os mesmos utilizados e validados nos exames anteriores.
O Cremesp está empenhado para que se torne obrigatório, em todo o território nacional, um exame para recém-formados no curso de Medicina. Assim, lançou uma campanha para conquistar a adesão dos médicos, autoridades, estudantes, formadores de opinião e a população em geral sobre a importância desta avaliação como medida para a qualificação profissional e o incentivo à boa formação.
Uma petição on-line do Cremesp (exameobrigatorio.com.br) tem como meta alcançar meio milhão de assinaturas para serem encaminhadas ao Congresso Nacional e, desta forma, agilizar o processo de aprovação do Projeto de Lei que torne obrigatório o Exame para recém-formados em Medicina (tramitando no Senado Federal), com validade para todo o país.

Na foto, o doutor Henrique Naufel, coordenador do curso de Medicina da UMC, com o jacaré, símbolo do curso avaliado como um dos melhores do Estado

 

 

 

02/03/2018
COPYRIGHT 2011© - Todos os direitos reservados - UMC - Universidade de Mogi das Cruzes
Campus da Sede - Mogi das Cruzes
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08780-911

PABX: (11) 4798-7000
Fax: (11) 4799-5233
Centro Esportivo - Mogi das Cruzes
Ginásio: Rua Delphino Gregório, 767 - Mogilar
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08773-520

PABX: (11) 4798-7000
Campus Villa Lobos/Lapa - São Paulo
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 - Vila Leopoldina
São Paulo - SP - Cep: 05305-000

Tel: (11) 3648-5050
0800 19 2001