Fechar [X]
Janela Modal Simples
Aqui vai o conteúdo da sua Janela Modal Simples.
Fechar [X]
Seu Nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:
Fechar [X]
Nome:
E-mail:
Telefone:

Trabalho de alunas do Bacharelado em Química da UMC é apresentado em Congresso Mundial

O curso de Bacharelado em Química do Campus-sede da UMC marcou presença no 46° Congresso Mundial de Química (IUPAC 2017), o mais importante evento global da área, que aconteceu entre os dias 9 e 13 de julho em São Paulo, com o tema “Sustentabilidade e Diversidade Através da Química”. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das alunas Francine Crislaine Victor Amorim, Beatriz Fucuda Nascimento, Suelen Moretti Valeze e Paola Jacque de Souza Nascimento da Silva, orientado pelo professor doutor Maurício Ferreira Marcondes Machado, passou por um processo de seleção rigoroso e foi aceito e apresentado no evento que pela primeira vez foi realizado na América Latina junto ao tradicional Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).
No trabalho, as alunas avaliaram a otimização das condições da fermentação da casca de banana para a produção de bioetanol, ou seja, o efeito do pH no meio de cultura. Elas chegaram à conclusão que em pHs mais ácidos, o processo fermentativo é cerca de três vezes maior do que o utilizado atualmente. “A otimização para produção de combustíveis orgânicos vem crescendo e a utilização de insumos biodegradáveis como fonte de energia é fundamental para obtermos produtos biosustentáveis de forma mais eficaz”, afirmou o orientador do trabalho, professor doutor Maurício Machado, que leciona no curso de Bacharelado em Química do Campus Mogi das Cruzes e pesquisador do Centro Interdisciplinar de Investigação Bioquímica da UMC.
Segundo a coordenadora de curso, professora doutora Tatiane Faustino, este congresso é o melhor e mais importante evento global de Química. “Tudo o que está acontecendo de mais moderno na área química foi discutido no congresso e isso é um estímulo enorme aos nossos alunos e à indústria química”, relatou a professora.
Além da presença de pesquisadores renomados e vencedores do prêmio Nobel, o congresso ainda sediou uma assembleia-geral ordinária para que a IUPAC (sigla em inglês para União Internacional para Química Pura e Aplicada), entidade mundial em padronizações, terminologias e nomenclaturas em química, ratifique os quatro novos elementos químicos descobertos no fim do ano passado.
 

20/07/2017
COPYRIGHT 2011© - Todos os direitos reservados - UMC - Universidade de Mogi das Cruzes
Campus da Sede - Mogi das Cruzes
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08780-911

PABX: (11) 4798-7000
Fax: (11) 4799-5233
Centro Esportivo - Mogi das Cruzes
Ginásio: Rua Delphino Gregório, 767 - Mogilar
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08773-520

PABX: (11) 4798-7000
Campus Villa Lobos/Lapa - São Paulo
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 - Vila Leopoldina
São Paulo - SP - Cep: 05305-000

Tel: (11) 3648-5050
0800 19 2001