Fechar [X]
Janela Modal Simples
Aqui vai o conteúdo da sua Janela Modal Simples.
Fechar [X]
Seu Nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:
Fechar [X]
Nome:
E-mail:
Telefone:

Medicina da UMC realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero

As Ligas Acadêmicas de Oncologia e Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) promovem no próximo sábado (20), mais uma edição da Campanha Contra o Câncer de Colo de Útero, que oferecerá consultas com ginecologistas e exames de Papanicolau gratuitos para a população. Para participar, as interessadas devem comparecer à Policlínica, com os documentos pessoais, das 8 às 16 horas. O atendimento será feito por ordem de chegada, com distribuição de senhas. A expectativa dos organizadores é atender 250 pacientes.

Durante a campanha, também haverá atendimento psicológico, por meio da Liga de Psicologia da UMC, com alunos e professores do curso de Psicologia.

“A prevenção é muito importante para o diagnóstico precoce e tratamento do Câncer de Colo de Útero. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores serão as chances de cura, sobrevida e a qualidade de vida do paciente”, explicou o doutor Edmir Marin, professor na disciplina de Ginecologia Geral e Obstetrícia do curso de Medicina da UMC e orientador da Campanha.
“O objetivo é proporcionar atendimento ágil e eficaz para a população do Alto Tietê, pois em um único dia, as pacientes poderão fazer os exames e ter acesso a informações importantes sobre a doença e sua prevenção”, contou Barbara Teixeira da Silva Melo, presidente da Liga de Ginecologia e Obstetrícia da UMC, associação formada por alunos do curso de Medicina que tem por objetivo complementar a formação acadêmica na especialidade por meio dos princípios: ensino, pesquisa e extensão.

Serviço
Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino – Liga de Ginecologia e Obstetrícia da UMC e Liga de Oncologia da UMC
Sábado dia 20 de maio, das 8 às 16 horas
Local: Policlínica da UMC
Rua Dom Antônio Candido Alvarenga, 170
Informações: 4728-5383


Saiba mais sobre o Câncer de Colo de Útero

O que é?

É o crescimento anormal das células da porção inferior do útero, chamada de colo ou cérvix a partir de lesões precursoras. É o segundo câncer de maior incidência no País.
Causas
É causado, geralmente, por infecção em alguns tipos de HPV (Papilomavírus Humano, tipo 16 e 18). Essa infecção é comum, mas em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir ao câncer.
Fatores de riscos
Ter infecção por HPV, início precoce da vida sexual, número de parceiros sexuais, tabagismo e aids.
Como descobrir?
Pode ser identificado precocemente através do exame Papanicolau, mesmo sem sintomas. Com o avanço do câncer, podem surgir sangramento vaginal, corrimento e dor. O exame é indolor, simples e rápido.
Quem precisa fazer o exame?
Todas as mulheres que têm vida sexual ativa devem fazer o Papanicolau uma vez por ano.
Prevenção
A vacina previne contra quatro tipos de HPV, porém, sabe-se que existem 13 tipos que podem levar ao câncer, por isso, deve-se usar preservativo. O SUS vacina garotas de 9 a 13 anos e garotos de 12 e 13 anos; mulheres e homens acima desta idade devem se vacinar na rede privada.


 

18/05/2017
COPYRIGHT 2011© - Todos os direitos reservados - UMC - Universidade de Mogi das Cruzes
Campus da Sede - Mogi das Cruzes
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08780-911

PABX: (11) 4798-7000
Fax: (11) 4799-5233
Centro Esportivo - Mogi das Cruzes
Ginásio: Rua Delphino Gregório, 767 - Mogilar
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08773-520

PABX: (11) 4798-7000
Campus Villa Lobos/Lapa - São Paulo
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 - Vila Leopoldina
São Paulo - SP - Cep: 05305-000

Tel: (11) 3648-5050
0800 19 2001