Este departamento é responsável pelo atendimento ao aluno e tem como objetivo o registro e o controle de todos os dados acadêmicos, especialmente quanto ao funcionamento dos cursos e os resultados deles decorrentes, a admissão discente, a integralização curricular, as instruções relacionadas com a conclusão de cursos ou a interrupção de estudos a qualquer título, os registros da vida acadêmica dos estudantes desde seu ingresso até seu desligamento por suas diferentes formas ou modalidades, exercendo atos de controle e supervisão acadêmico-administrativa.
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Matrícula é o ato formal de vínculo do aluno com a Universidade.
As matrículas de graduação são efetivadas somente aos candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.
É por meio dela que o estudante ingressa no cadastro geral da universidade e recebe seu número de registro geral de matrícula (RGM), que o acompanhará até o final do curso.
O vínculo acadêmico é renovado semestralmente, nos prazos e datas estipulados no Calendário Acadêmico. A matricula está vinculada ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, documento com características jurídico-legais que gera obrigações bilaterais com fundamento na legislação aplicável, especialmente Código Civil e Código de Defesa do Consumidor. É ele que gera o compromisso/responsabilidade do pagamento das mensalidades.
O valor a ser pago por ocasião da matrícula corresponde ao valor da 1ª parcela da semestralidade estabelecida para o curso.
Os candidatos classificados no Processo Seletivo devem requerer matrícula inicial dentro do prazo fixado pela UMC. A matrícula inicial deve ser efetivada mediante a apresentação do original e entrega de 01 (uma) cópia simples dos seguintes documentos:
• Cédula de Identidade (RG).
• Certidão de Nascimento ou de Casamento.
• CPF do Candidato e do Responsável (em casos de menores de 18 anos).
• Certificado de Alistamento Militar ou Carteira de Reservista, para alunos do sexo masculino.
• Título de Eleitor e último comprovante de voto.
• Comprovante de Residência.
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
• Histórico Escolar do Ensino Médio.
• Certificados de Conclusão de Ensino Médio realizado em nível de suplência (Supletivo): apresentar “visto confere” da Diretoria de Ensino ou cópia da lauda de concluintes publicada no DOE (Diário Oficial do Estado).
• Diploma do Ensino Médio (somente para alunos que cursaram em nível Técnico ou Magistério).
• 01 foto 3x4
• Para alunos já graduados é obrigatória a apresentação de conclusão do Ensino Médio.
OBSERVAÇÕES:
1. Os ORIGINAIS e CÓPIAS devem ser apresentados no ato da matrícula (legíveis). As CÓPIAS autenticadas em CARTÓRIO dispensam a apresentação dos originais. Os DOCUMENTOS com FRENTE E VERSO deverão ser copiados numa única folha.
2. Se você é menor de 18 anos, deverá vir acompanhado pelo seu representante legal (responsável financeiro), que apresentará, também, uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
3. Se você já efetuou matrícula em outra instituição, a UMC desconta o valor pago na matrícula, bastando apresentar o comprovante original de pagamento (exceto para o curso de Medicina).
Na hipótese de vagas remanescentes, poderão ser recebidos estudantes portadores de diploma de outras graduações, sem necessidade de novo processo seletivo, mediante entrevista e análise curricular. Para a análise curricular se faz necessário a apresentação do original e entrega de 01 (uma) cópia dos seguintes documentos:
• Diploma da Graduação devidamente registrado
• Histórico Escolar do curso superior
• Plano de Ensino (conteúdo programático) das disciplinas cursadas
Após a análise da documentação entregue para o aproveitamento de estudos (dispensa de disciplinas) e mediante a existência da vaga, será realizada a matrícula, e estará sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias.
Para matrícula os requerentes deverão solicitar a vaga na Secretaria Acadêmica mediante preenchimento de protocolo e apresentação dos originais e entrega de 01 (uma) cópia dos seguintes documentos:
• Diploma da Graduação devidamente registrado
• Cédula de Identidade (RG).
• Certidão de Nascimento ou de Casamento.
• CPF do Candidato e do Responsável (em casos de menores de 18 anos).
• Certificado de Alistamento Militar ou Carteira de Reservista, para alunos do sexo masculino.
• Título de Eleitor e último comprovante de voto.
• Comprovante de Residência.
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
• Histórico Escolar do Ensino Médio.
• Certificados de Conclusão de Ensino Médio realizado em nível de suplência (Supletivo): apresentar “visto confere” da Diretoria de Ensino ou cópia da lauda de concluintes publicada no DOE (Diário Oficial do Estado).
• Diploma do Ensino Médio (somente para alunos que cursaram em nível Técnico ou Magistério).
• 01 foto 3x4
• Para alunos já graduados é obrigatória a apresentação de conclusão do Ensino Médio.
OBSERVAÇÕES:
1. Os ORIGINAIS e CÓPIAS devem ser apresentados no ato da matrícula (legíveis). As CÓPIAS autenticadas em CARTÓRIO dispensam a apresentação dos originais. Os DOCUMENTOS com FRENTE E VERSO deverão ser copiados numa única folha.
2. Se você é menor de 18 anos, deverá vir acompanhado pelo seu representante legal (responsável financeiro), que apresentará, também, uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
3. Se você já efetuou matrícula em outra instituição, a UMC desconta o valor pago na matrícula, bastando apresentar o comprovante original de pagamento (exceto para o curso de Medicina).
4. No caso de existência de vagas, o curso de Medicina possui Edital próprio para seleção.
A reativação de matrícula / renovação de vínculo é o ato que propicia ao aluno o retorno à UMC. Para isso, o aluno deverá solicitar, na Secretaria Acadêmica, análise curricular para retorno aos estudos que, nesse caso, deverá adaptar-se a grade curricular vigente e ao turno de oferta do curso, se necessário.
Transferência externa é destinada a alunos de outras Instituições de Ensino Superior IES que queiram transferir-se para a UMC.
A transferência só será aceita no caso de existência de vaga, mediante classificação em processo seletivo (entrevista e análise curricular), estabelecido em edital interno, quando for o caso, para o mesmo curso ou para cursos afins, desde que, solicitada dentro dos prazos estipulados no calendário acadêmico. No caso de existência de vagas, o curso de Medicina possui Edital próprio para transferência
As solicitações de transferência devem ser requeridas através do preenchimento de protocolo na Secretaria Acadêmica e apresentação dos originais e entrega de 01 (uma) cópia dos seguintes documentos:
• Histórico Escolar do curso superior
• Plano de Ensino (conteúdo programático) das disciplinas cursadas
A matrícula será efetivada mediante a apresentação do original e entrega de 01 (uma) cópia simples dos seguintes documentos:
• Cédula de Identidade (RG).
• Certidão de Nascimento ou de Casamento.
• CPF do Candidato e do Responsável (em casos de menores de 18 anos).
• Certificado de Alistamento Militar ou Carteira de Reservista, para alunos do sexo masculino.
• Título de Eleitor e último comprovante de voto.
• Comprovante de Residência.
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
• Histórico Escolar do Ensino Médio.
• Certificados de Conclusão de Ensino Médio realizado em nível de suplência (Supletivo): apresentar “visto confere” da Diretoria de Ensino ou cópia da lauda de concluintes publicada no DOE (Diário Oficial do Estado).
• Diploma do Ensino Médio (somente para alunos que cursaram em nível Técnico ou Magistério).
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• Para alunos já graduados é obrigatória a apresentação de conclusão do Ensino Médio.
OBSERVAÇÕES:
1. Os ORIGINAIS e CÓPIAS devem ser apresentados no ato da matrícula (legíveis). As CÓPIAS autenticadas em CARTÓRIO dispensam a apresentação dos originais. Os DOCUMENTOS com FRENTE E VERSO deverão ser copiados numa única folha.
2. Se você é menor de 18 anos, deverá vir acompanhado pelo seu representante legal (responsável financeiro), que apresentará, também, uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
3. Se você já efetuou matrícula em outra instituição, a UMC desconta o valor pago na matrícula, bastando apresentar o comprovante original de pagamento (exceto para o curso de Medicina).
Análise Curricular: Todo aluno tem direito, após a matrícula, ao reconhecimento de estudos já realizados, em cursos superiores regulares, podendo obter dispensa por equivalência da carga horária e dos programas entre a(s) disciplina(s) cursada(s) e/ou a cursar.
O acadêmico poderá solicitar dispensa de disciplinas, no período previsto no Calendário Acadêmico, através de formulário próprio, na Secretaria Acadêmica, devendo apresentar o original e entregar 01 (uma) cópia dos seguintes documentos:
• Histórico Escolar do curso superior
• Plano de Ensino (conteúdo programático) das disciplinas cursadas
Enquanto não for informado sobre a decisão do pedido, o aluno deverá freqüentar as aulas da(s) disciplina(s).
A dispensa de disciplinas não implica na redução do valor das parcelas mensais.