A UMC, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas e a Secretaria de Estado da Saúde lançaram no último dia 19 de novembro, o Desafio da Camisinha.

Esta campanha utiliza as redes sociais para chamar a atenção sobre a importância do uso do preservativo e pede para que as pessoas façam selfies segurando uma camisinha ou com mensagens de apoio à Prevenção ao HIV. Ao postar as selfies, cinco amigos devem ser desafiados a fazer o mesmo e assim multiplicar esta ideia.

Passo 1: Tirar uma selfie: pode ser posando com a camiseta da campanha, segurando uma camisinha ou como você preferir

Passo 2: Colocar as hashtags
#IS2Myself
#UseCamisinha
#UsoCamisinha
#DiaMundialdeCombateaAids
#SPcontraAids
#DesafiodaCamisinha

Passo 3: Desafiar cinco amigos a fazerem o mesmo

Passo 4: Postar nas mídias sociais como Facebook e Instagram

Os últimos números da Aids divulgados pela ONU sobre o nosso país, apontam que os casos da doença tiveram um aumento de 11% entre os anos de 2005 e 2013. A faixa etária de 15 a 24 anos tem sido atingida em cheio: um a cada três novos casos tem sido registrado entre estes jovens.

Esta geração, que se mostra tão vulnerável e indiferente à doença atualmente, não teve vivência com a Aids no início da epidemia, nos anos 80 e 90, quando a mortalidade ainda era muito alta e a consciência sobre o uso do preservativo tinha contornos bem precisos.