Fechar [X]
Janela Modal Simples
Aqui vai o conteúdo da sua Janela Modal Simples.
Fechar [X]
Seu Nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:
Fechar [X]
Nome:
E-mail:
Telefone:
Banner

FIES

 

 
O que é o FIES?
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
 
O FIES financia todos os cursos?
Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), das instituições de ensino superior participantes do FIES.

Como saber se o curso está apto ao financiamento, ou seja, com avaliação positiva no MEC?
A consulta poderá ser feita da seguinte forma:
- Para o campus de Mogi das Cruzes: através do e-mail: fies@umc.br ou pelo telefone: (11) 4798-7019.
- Para o campus de São Paulo (Villa-Lobos): através do e-mail: fiesvl@umc.br ou pelo telefone: (11) 3648-5120.

Quem pode solicitar o FIES?
Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.

Quem não pode solicitar o FIES?
É vedada a inscrição no FIES ao estudante:
  • cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  • que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
  • inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);

cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos.

Incrições Fies

A inscrição pode ser efetuada a qualquer momento, ao longo do ano, via internet, através do site:  http://sisfiesportal.mec.gov.br/.
Para se inscrever, o candidato deve estar matriculado em curso superior presencial não gratuito, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.
 
O candidato deve também, se concluiu o ensino médio a partir do ano letivo de 2010, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior.

Após a conclusão da inscrição no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ o estudante deverá imediatamente agendar entrevista com a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da UMC. 

Requisitos Fies

Na UMC, o solicitante do FIES, poderá financiar de 50% a 100% do valor total dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal bruta (somatória do ganho de todos os membros que compõem o grupo familiar do estudante, inclusive ele próprio). Apenas quem possui renda familiar de até 20 salários mínimos no mês poderá ser beneficiado pelo FIES.
Entenda melhor como funcionam os requisitos de renda do FIES:

Estudantes com renda familiar mensal bruta de até 10 salários mínimos:

> Até 100% do financiamento quando o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais da UMC for igual ou superior a 60%;
> Até 75% do financiamento para um custo de mensalidade superior a 40% e inferior a 60%;

> Até 50% do financiamento para um custo de mensalidade igual ou maior do que 20% e menor que 40%.

Estudantes com renda familiar mensal bruta entre 10 e 15 salários mínimos:

> Até 75% do financiamento quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais da UMC for igual ou superior a 40%;

> De 50% do financiamento para um custo de mensalidade de 20% a 40%;

Estudantes com renda familiar mensal bruta entre 15 e 20 salários mínimos:

> De 50% do financiamento se o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais da UMC for igual ou superior a 20%. 

ENEM Fies

Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o FIES, deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior.
 
Estarão isentos da exigência do ENEM os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Para tanto, será exigido, mediante apresentação à CPSA, o original de declaração ou documento equivalente, expedido, conforme o caso, pela Secretaria de Educação do Estado, do Distrito Federal, do Município ou por escola federal, comprovando a condição de professor do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino da educação básica, em efetivo exercício do magistério.

Procedimentos Fies

No ato da inscrição no FIES o estudante escolherá o banco e a agência de sua preferência, e atualmente as opções são pelo Banco do Brasil ou pela Caixa Econômica Federal.
 
Para contratação do financiamento é exigida a apresentação de fiador. Existem dois tipos de fiança: a fiança convencional e a fiança solidária.
 
Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e que tenham optado pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).
 
Fiança convencional:
A fiança convencional é aquela prestada por até dois fiadores apresentados pelo estudante ao Agente Financeiro. O(s) fiador(es) deverá(ão) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual ao dobro da parcela mensal da semestralidade.
 
Fiança solidária:
A fiança solidária constitui–se na garantia oferecida reciprocamente por estudantes financiados pelo FIES reunidos em grupo de três a cinco participantes, em que cada um deles se compromete como fiador solidário da totalidade dos valores devidos individualmente pelos demais.
 
O grupo de fiadores solidários deve ser constituído no Agente Financeiro (instituição bancária) no ato da contratação do financiamento por parte dos estudantes. Cada estudante poderá participar de apenas um grupo de fiadores solidários, sendo vedado aos membros do grupo o oferecimento de outro tipo de fiança a qualquer estudante financiado pelo FIES.
Os membros do grupo de fiadores solidários devem obrigatoriamente ser estudantes da mesma instituição de ensino, matriculados no mesmo local de oferta de cursos.
 
Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC):
O Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) é uma opção para os estudantes que desejam financiar cursos superiores não gratuitos e tenham dificuldade em apresentar fiador.
Podem recorrer ao Fundo:
  • Estudante matriculado em cursos de licenciatura;
  • Estudante com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio;

Financiamento Fies


Para aqueles que forem solicitar o financiamento na UMC pela primeira vez, é preciso realizar a inscrição na página do programa informando o número do CPF, data de nascimento e e-mail. O endereço é o http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Após a conclusão da inscrição no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ o estudante deverá imediatamente agendar entrevista com a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da UMC.

 

 

COPYRIGHT 2011© - Todos os direitos reservados - UMC - Universidade de Mogi das Cruzes
Campus da Sede - Mogi das Cruzes
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08780-911

PABX: (11) 4798-7000
Centro Esportivo - Mogi das Cruzes
Ginásio: Rua Delphino Gregório, 767 - Mogilar
Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08773-520

PABX: (11) 4798-7000
Campus Villa Lobos/Lapa - São Paulo
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 - Vila Leopoldina
São Paulo - SP - Cep: 05305-000

Tel: (11) 3648-5050
0800 19 2001